Vila Verde sobe até aos 34ºC esta sexta-feira

Vila Verde vai chegar as 34ºC esta sexta-feira.  Está em alerta amarelo esta sexta-feira e sábado. Parte do dia será de neblina e sol quente.

Mantém-se o anticiclone de bloqueio, o que estimulará, de novo, o brilho do sol em grande parte do país e a manutenção de temperaturas substancialmente acima da média, prevendo-se mesmo uma subida generalizada das máximas e uma suave subida das mínimas nas regiões Centro e Sul. As mais elevadas no Continente estão previstas para as capitais distritais de Santarém (36 ºC), Leiria e Coimbra (35 ºC) e Évora e Beja (34 ºC). No Norte as temperaturas aproximar-se-ão vertiginosamente do patamar dos 30 ºC.

No sábado (7) a situação meteorológica será muito parecida, com novo agravamento do calor pois prevê-se nova subida das temperaturas máximas.

O céu estará, outra vez, pouco nublado ou limpo. O calor será intenso de norte a sul de Portugal continental, esperando-se temperaturas máximas iguais ou superiores a 30 ºC em quase todo o país, exceto em Viana do Castelo, Guarda, Faro e pouco mais. Muitas regiões alcançarão os 35 ºC, podendo alguns locais ultrapassar este valor.

No domingo (8) espera-se céu pouco nublado ou limpo na generalidade do território continental. As temperaturas vão baixar ligeiramente – sobretudo na Região Norte-, mas o dia voltará a ser quente no cômputo global da geografia de Portugal continental. Do Mondego para sul, as temperaturas ainda deverão rondar os 34/35 ºC, especialmente em Coimbra, Santarém, Évora e Beja e eventualmente em locais do vale do Sado e Sotavento Algarvio.

No início da próxima semana poderá formar-se uma depressão a oeste de Portugal continental. De momento, os mapas estimam a sua posição algo afastada do nosso país, pelo menos até dia 11.

É possível – mas não há qualquer certeza ainda – que se possa aproximar do nosso país a partir do dia 12 de outubro, o que proporcionaria o regresso da chuva.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais