O concelho de Vila Verde estará sob alerta laranja a partir das 15h00 desta terça-feira, devido à previsão de chuvas fortes. De acordo com o aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a situação irá prolongar-se até às 0h00 desta quarta-feira.
As previsões do IPMA apontam para “precipitação, por vezes forte e persistente”, com possibilidade de trovoada, assim como rajadas de vento que podem chegar até 85 km/hora na zona norte do país e até 100 km/hora nas terras altas.
O IPMA prevê ainda novas ocorrências de “precipitação, por vezes forte e persistente” a partir do meio da tarde de quarta-feira.
Face às previsões de mau tempo, a Câmara de Vila Verde emitiu uma nota em que apela a cuidados especiais e medidas cautelares, sobretudo em zonas de risco de inundações ou derrocadas.
Os cidadãos devem ter especial atenção para:
– não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
– ter especial cuidado na circulação junto de zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a inundações rápidas;
– verificar adequada fixação de estruturas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
– manter atenção especial à possibilidade de queda de ramos e árvores;
– precaver a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, designadamente através da retirada de lixo e materiais que criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
– adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e problemas de visibilidade.