Tempo (ALERTA)

Tempo (ALERTA) -

Sábado chega a depressão ‘Domingos’, com mais chuva e ventos fortes

Está a chegar mais uma superfície frontal fria, associada à depressão Domingos. Vai deslocar do Atlântico para leste e afetará o continente, com chuva forte e persistente no sábado. O Norte e Centro, em especial no litoral e regiões montanhosas, serão as regiões mais afetadas.

Trará ainda rajadas de vento forte e forte agitação marítima.

O agravamento do estado do tempo irá ocorrer 24 horas depois da passagem da depressão Ciarán, ‘ciclone-bomba’ com o seu centro nas ilhas Britânicas e França.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Cristina Simões, explicou que «são depressões com uma perda de pressão muito rápida na sua circulação que determinam vento muito intenso». Avança que a costa deverá ser colocada no sábado sob aviso vermelho devido à passagem de Domingos.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Domingos, designação atribuída pelo Serviço Meteorológico de Espanha, desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 12 horas de sábado deverá estar centrada a sul da Irlanda, com impacto significativo na costa norte espanhola e a região do golfo da Biscaia, «com vento e agitação marítima muito fortes».

Apesar de Portugal continental «não ser diretamente atingido pela tempestade, uma superfície frontal fria associada» irá atravessar o território no sábado, originando «períodos de chuva forte e persistente na noite e manhã de dia 4 no Norte e Centro, em especial no litoral e nas regiões montanhosas, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir da tarde», refere a nota do IPMA.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE