CINEMA (Famalicão)

CINEMA (Famalicão) -

Jovens cineastas portugueses competem no YMotion- Festival de Cinema Jovem de Famalicão

São no total são 42 as obras cinematográficas criadas por jovens cineastas portugueses que vão competir a competir no Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão. O festival decorre de 29 de novembro a 2 de dezembro.


As obras a concurso serão exibidas durante a semana principal do festival, anuncia a organização, no Dia Mundial do Cinema (05 de Novembro).

Depois do grande número de curtas-metragens submetidas a concurso, foram selecionadas 42 curtas de jovens realizadores, a maioria delas foram produzidas em 2023, que vão ser apresentadas no YMOTION em antestreia nacional, no novo espaço do festival: a Fundação Cupertino de Miranda, em Famalicão.

O júri de pré-seleção, composto por Tiago Alves (jornalista de cinema), Rui Tendinha (jornalista de cinema) e Maria Moreira (realizadora), congratula-se com a qualidade dos filmes apresentado.
A concorrer para o Grande Prémio Joaquim de Almeida estão 14 obras, na categoria de documentário foram selecionados 5 filmes, para a categoria de animação foram escolhidas 12 curtas, maioritariamente de realizadores ainda em percurso académico, e foram ainda selecionadas 11 curtas-metragens de alunos de escolas secundárias.
(ver lista completa).

O júri da edição de 2023, presidido pelo argumentista Tiago R. Santos, é composto pela atriz Dalila Carmo, Daniel Catalão, jornalista e apresentador da RTP, Vicente Alves do Ó, realizador e argumentista, Bruno Caetano, produtor cinematográfico, Diana Duarte, autora, jornalista e apresentadora de televisão e Ricardo Leite, realizador, produtor e argumentista.

A 9ª edição do YMOTION – Festival de Cinema Jovem de Famalicão realiza-se de 29 de novembro a 2 de dezembro, com sessões na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, e na Fundação Castro Alves, em Bairro.

A entrada é livre.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE