Nos últimos 15 dias, em Braga, choveu mais do dobro do que chove num ano inteiro no Algarve, de acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
“Os valores que registámos em Braga foram cerca de mil litros por metro quadrado, que é mais do dobro da chuva que ocorre num ano inteiro na região do Algarve”, disse esta segunda-feira o vice-presidente da APA, Pimenta Machado.
O responsável falava à margem da assinatura de um protocolo com a Câmara de Braga para a renaturalização do Rio Este, na denominada ‘zona da lagoa’, num troço compreendido entre a Avenida Mestre José Veiga e a zona da comporta da lagoa, no eixo desportivo da Rodovia.
A APA vai formalizar a intervenção, que tem um custo global de mais de 600 mil euros, em 80%. Na cerimónia de assinatura do protocolo, o Secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, assumiu o compromisso do Governo para o financiamento de 1,4 milhões de euros para o prolongamento desta intervenção até à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires.
Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esta intervenção vem dar sequência à primeira fase do plano de renaturalização do Rio Este, realizada em 2014, entre o hotel Meliá e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).
“Este não é um acto isolado. Além desta intervenção, que será co-financiada pelo Fundo Ambiental, temos já a garantia de financiamento para uma nova fase da valorização do rio que será, cada vez mais, usufruído pelos bracarenses”, referiu o autarca.
Simultaneamente, segundo Ricardo Rio, a Câmara Municipal está já a preparar uma intervenção na nascente do rio, “um projecto há muito ambicionado pela União de Freguesias de Este e que irá contribuir para a valorização de um espaço único em termos paisagísticos”.
A nova fase que irá seguir já para concurso e cujo prazo de execução está estimado em 180 dias vai retirar o betão e renaturalizar as margens do Rio Este, à semelhança do que aconteceu nas imediações do INL. A par de uma nova via pedonal, o projecto inclui a introdução de uma rampa de acesso à lagoa e a colocação de bancos de jardim.