Braga recebeu a Bandeira Verde ECOXXI, um galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE). Este é o quarto ano consecutivo em que a cidade é contemplada com esta distinção, consolidando a sua posição entre os municípios mais bem pontuados em termos de ambiente e desenvolvimento sustentável.
O programa ECOXXI tem como objectivo promover a educação para o desenvolvimento sustentável entre os decisores políticos e técnicos dos municípios. Para avaliar o desempenho dos municípios, são considerados 21 indicadores que abrangem diversas áreas, desde a educação ambiental até a práticas relacionadas com as Alterações Climáticas, Emprego, Transparência, Digitalização, Qualidade do Ambiente, Mobilidade Sustentável e muito mais.
Braga destacou-se em diversos indicadores, obtendo uma avaliação entre 80% e 90%. Entre os municípios que se destacaram estão também Torres Vedras, Oeiras, Sintra, Águeda, Santo Tirso, Matosinhos e Póvoa de Varzim, sendo apenas Pombal a atingir uma classificação acima dos 90%.
Alguns dos indicadores em que Braga se destacou incluem o segundo lugar no indicador 18, que avalia a valorização do papel da Energia na Gestão Municipal, o terceiro lugar no indicador 6 relacionado com o Emprego e o quarto lugar no indicador 9, que aborda as Alterações Climáticas. Além disso, a cidade obteve uma avaliação superior a 80% no indicador 16, que avalia a Qualidade dos Serviços de Águas prestados aos seus habitantes.
O vereador do Ambiente do Município de Braga, Altino Bessa, manifestou a sua satisfação com o reconhecimento conquistado e salientou que este prémio é o resultado do esforço contínuo realizado nos últimos dez anos pelo Município.
“A Bandeira Verde ECOXXI é um testemunho do compromisso de Braga com a sustentabilidade e a promoção de um ambiente mais saudável para os seus cidadãos. O município continua a demonstrar liderança e dedicação na busca de um futuro mais verde e sustentável”, referiu o vereador.