CULTURA

CULTURA -

Vila Verde apresenta Boletim Cultural no sábado à tarde

Notas de investigação sobre a gente das Origens do Puriço são o destaque da nova edição do Boletim Cultural de Vila Verde, que é apresentada no próximo sábado, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela.

O Boletim Cultural de Vila Verde, nº 18, destaca as revelações de António Sousa Araújo, nas notas de investigação sobre a gente das Origens do Puriço, com epicentro na freguesia de Parada de Gatim.

“O trabalho consubstancia mais um exemplo paradigmático da indómita vontade de ir ao encontro das raízes mais profundas de uma localidade com uma fecunda história”, refere a autarquia.

Esta edição dá também a conhecer o texto dedicado à Lenda da Fonte da Carapuça ou Lenda da Fonte da Moura, da autoria da escritora Maria do Céu Nogueira e narrada com base em fontes orais.

De acordo com a Câmara de Vila Verde, “o trabalho representa mais um relevante contributo para a divulgação e promoção de uma cultura popular de uma riqueza ímpar, reconhecendo-se-lhe, também, uma incomensurável valia etnográfica e antropológica”.

A publicação é coordenada por Aurélio de Oliveira que, nesta 18ª edição, partilha também mais um trabalho, desta feita sobre a produção agrícola local e condicionalismos físico-naturais e humanos que na mesma interferiram, assim como as suas repercussões na estrutura social e económica e na vida das populações, num período historicamente assaz relevante.

“A nova edição do Boletim Cultural de Vila Verde reforça, assim, o trabalho que vem desenvolvendo para a preservação, divulgação e promoção do património histórico-cultural local e regional, revelando trabalhos de uma riqueza científica, literária e artística a todos os títulos assinalável”, conclui a autarquia vilaverdense.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE