VILA VERDE

VILA VERDE -

História de Parada de Gatim em destaque no Boletim Cultural de Vila Verde

O mais recente Boletim Cultural de Vila Verde, que foi apresentado este sábado, na Biblioteca Municipal, destaca as revelações de António Sousa Araújo, nas notas de investigação sobre a gente das Origens do Puriço, com epicentro na freguesia vilaverdense de Parada de Gatim.

Na perspectiva da presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, este 18º número da publicação apresenta uma “rica e multifacetada fonte de informação incontornável para um estudo ainda mais sistemático”, que aborda as “raízes e memórias” do povo do concelho.

“As revelações do doutor António Sousa Araújo são mais um exemplo paradigmático da indómita vontade de ir ao encontro das raízes mais profundas de uma localidade com uma fecunda história e com muito significativos testemunhos de dinamismo económico e de um vivo pulsar sociocultural”, destacou a autarca.

Esta edição dá também a conhecer um texto dedicado à Lenda da Fonte da Carapuça ou Lenda da Fonte da Moura, da autoria da escritora Maria do Céu Nogueira e narrada com base em fontes orais.

A publicação é coordenada por Aurélio de Oliveira que, nesta 18ª edição, partilha também mais um trabalho, desta feita sobre a produção agrícola local e condicionalismos físico-naturais e humanos que na mesma interferiram, assim como as suas repercussões na estrutura social e económica e na vida das populações (século XII-1600).

Após o final da apresentação do Boletim Cultural cantaram-se os parabéns pelo 28º aniversário da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, num momento animado pelo grupo popular Amigos da Paródia, de Parada de Gatim.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE