Viana do Castelo vai continuar a promover-se nos ‘mercados de proximidade’, Portugal e Espanha, durante o ano de 2024. O executivo municipal aprovou em reunião ordinária a proposta de Promoção de Viana do Castelo em feiras de turismo e eventos em 2024.
«Pretende-se, assim, continuar a apostar na presença estratégica em Feiras de Turismo, nacionais e internacionais, destacando-se a FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, a NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra (Pamplona), a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a B-Travel – Salão Internacional de Turismo de Catalunha (Barcelona), a Expovacaciones (Bilbao), a FIA – Feira Internacional de Artesanato (Lisboa), o XANTAR – Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense) e a INTUR – Feira Internacional der Turismo do Interior (Valladolid)», traça a autarquia vianense.
De acordo Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, «estas são as principais e mais importantes feiras de turismo da Península Ibérica, nas quais são recebidos milhares de visitantes e profissionais do setor, continuando a ser os produtos mais procurados a Gastronomia e Vinhos, Viagens em Família, Short Breaks, Turismo Ativo e Náutico, Turismo de Natureza, Turismo Cultural, e pedidos de informação sobre Alojamento e Experiências».
Nos certames em que participa, o Município de Viana do Castelo tem integrado representações com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e com o consórcio Minho IN, mas tem também estado presente com stand próprio, aproveitando estas presenças para convidar os empresários do setor do alojamento e os agentes de animação turística a participarem em reuniões de negócios, com o intuito de promoverem os seus produtos e serviços e para estabelecerem eventuais parcerias com operadores turísticos.
Os artesãos, restaurantes e produtores de vinhos são também convidados a animar estas participações, com mostra de artesanato certificado e degustações enogastronómicas.
«Neste sentido, a presença nestes certames reveste-se de enorme importância para se dar a conhecer a oferta turística diversificada e de qualidade que existe neste destino, a variedade de experiências que os visitantes e turistas podem usufruir, a excelência da gastronomia e vinhos, a riqueza patrimonial e paisagística, as praias e os desportos náuticos, os espaços museológicos e toda a oferta cultural», vinca a autarquia, em comunicado.
A autarquia, dando sequência ao trabalho de dinamização turística que tem vindo a desenvolver no âmbito da Rede Municipal de Turismo, e que envolve o Turismo de Portugal (através da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, pretende, em 2024, continuar a dinamizar ações destinadas aos profissionais do setor, como ações de formação integradas no Plano de Capacitação / Formação + Próxima, Programa de Valorização dos Recursos Humanos e MEETUPs – Encontros de partilha de Boas Práticas e de network intersectorial para estruturação da oferta turística, mas também promover Fam e Press Trips, visitas organizadas para dar a conhecer o território e os seus empresários, dando maior visibilidade e notoriedade ao Município.
ovilaverdense@gmail.com