Face à descida das temperaturas mínimas, o Serviço Municipal da Proteção Civil de Vila Verde lança um alerta à população para que «tome cuidados especiais e medidas de prevenção, por forma evitar situações de risco para a saúde e para a vida das pessoas, sobretudo as que se encontrem em situação mais vulnerável».
Tendo em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a descida acentuada da temperatura mínima terá particular impacto nos próximos dias, «recomendando-se medidas de prevenção e proteção contra o desconforto térmico, até à próxima sexta-feira».
Nesse sentido, a Proteção Civil Municipal de Vila Verde recomenda particular atenção com as crianças e idosos, «mas os riscos afetam a população em geral, devendo ser tomadas precauções especiais, designadamente, ao nível do vestuário e dos equipamentos de aquecimento nos lares».
O Serviço Municipal da Proteção Civil de Vila Verde alerta ainda para os cuidados a ter na circulação pedonal e de automóveis, «face aos riscos inerentes à formação de geada e gelo nos pavimentos, ou mesmo de neve nas zonas mais altas, assim como de situações de nevoeiro intenso».
O Serviço Municipal de Proteção Civil solicita que a população adote comportamentos adequados, como:
- evitar exposição prolongada ao frio;
- uso de roupa adequada, de preferência em várias camadas, em vez de uma única peça muito quente;
- atenção a aquecimentos com combustão, nomeadamente lareiras, braseiras e salamandras;
- cuidado especial a riscos de sobrecarga de tomadas e extensões elétricas.
ovilaverdense@gmail.com