A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga deu as boas-vindas a 142 estudantes da Universidade do Minho, que iniciarão os seus estágios curriculares no âmbito do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Ao longo de cinco meses, estes estudantes darão cumprimento ao ensino clínico proposto no seu plano de estudos de forma faseada.
Em comunicado, a ULS refere que os alunos do 2º, 3º e 4º anos serão integrados em diferentes serviços, incluindo Cirurgia, Medicina Interna, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia, Psiquiatria, Cardiologia, Neurocirurgia, Oncologia, Urologia, Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos, entre outros.
A receção dos futuros enfermeiros decorreu esta segunda-feira no auditório do Hospital de Braga e contou com a participação de Rúben Torres, coordenador de formação na área assistencial de enfermagem, e dos respetivos supervisores clínicos dos serviços que acolherão os estudantes.
“A integração de estudantes em contexto real de trabalho permite-lhes aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos, desenvolver capacidades de comunicação e trabalho em equipa, e contribuir para a prestação de cuidados de saúde de qualidade à população”, refere Rúben Torres, citado no comunicado.
A ULS de Braga reconhece a importância da “estreita colaboração” com a Universidade do Minho e outras instituições de ensino superior da região.
“Acolher 142 futuros enfermeiros é motivo de grande orgulho para a ULS de Braga, porque acreditamos que a formação prática é essencial para o desenvolvimento de profissionais de saúde competentes. Através desta parceria com a Universidade do Minho, e outras instituições de ensino superior, estamos a contribuir para a formação de uma nova geração de enfermeiros, que serão os pilares do futuro da saúde na nossa região”, sustenta o enfermeiro diretor da ULS de Braga, Gonçalo Alves.