O Hospital de Braga, da Unidade Local da Saúde de Braga (ULS de Braga), participou no eCIRCULAR, o novo sistema de classificação de práticas de gestão em economia circular da ADENE- Agência para a Energia. A instituição foi avaliada em 27 parâmetros diferentes (recursos hídricos e energéticos, materiais e práticas implementadas), tendo obtido a classificação B.
O objetivo do sistema é que as organizações dinamizem ações e obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da economia circular. O processo de avaliação resulta na atribuição de uma classificação, numa escala de F a A+, possibilitando uma análise cuidada da situação atual da entidade e quais as áreas que devem ser melhoradas.
“Este sistema de classificação do desempenho em economia circular oferece um conjunto claro e estruturado de diretrizes e métricas de avaliação. Através da sua especificidade e transparência, torna as práticas e os resultados mensuráveis, combatendo o ‘greenwashing’ e promovendo a sustentabilidade genuína.”, refere Armanda Pereira, Diretora do Serviço de Qualidade, Epidemiologia e Segurança da ULS de Braga.