De acordo com uma sondagem realizada para o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a TSF , a maioria dos portugueses duvida que o governo liderado por Luís Montenegro cumpra os quatro anos de mandato.
Segundo a sondagem, 68% dos inquiridos refere que o executivo não vai cumprir os quatro anos de legislatura. Apenas 21% espera que os quatro anos de legislatura sejam cumpridos.
Questionados sobre o tempo que este governo vai durar, 49% dá entre um ano a dois anos de vida ao executivo liderado por Montenegro, e 41% dos inquiridos esperam que dure até um ano.
PEDRO NUNO SANTOS OU ANDRÉ VENTURA
A maioria dos inquiridos (67%) considera que o primeiro-ministro deve manter-se fiel ao “não é não” relativamente à participação do Chega no governo, e 60% dão nota negativa a uma maioria de direita que incluísse o partido de extrema-direita. Apenas 26% aprovam uma maioria de direita com o partido de André Ventura.
53% apontam Pedro Nuno Santos como o líder da oposição ao governo de Montenegro, enquanto 35% indicam que será André Ventura.
Esta sondagem assinala ainda que quem forçar a queda do actual governo poderá sair penalizado na eleição seguinte. Em cenário de nova crise política, 44% dos inquiridos afirmam o resultado do PSD/Aliança Democrática (AD) será 44% mais negativo numa nova eleição. No caso do PS, 37% acreditam que o resultado numa nova eleição será mais negativo. 39% estimam que o Chega também seria mais penalizado num novo escrutínio.
ovilaverdense@gmail.com
Foto Luís Montenegro X