Noventa alunos de 30 escolas dos distritos de Braga e do Porto participaram este fim de semana nas Olimpíadas de Química Júnior, na Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em Braga. As provas teórica e prática desta eliminatória foram organizadas pelo Departamento de Química da ECUM e pela Sociedade Portuguesa de Química.
A medalha de ouro foi para a EB 2,3 Abel Salazar (Guimarães), com os alunos Luísa Lobo, Margarida Machado e Pedro Sousa, acompanhados pela professora Felícia Lemos.
A medalha de prata coube à EBIJI de Silvares (Fafe), com os alunos Dinis Costa, Kelly Costa e Mara Leite, ladeados pela professora Amélia Sousa.
A medalha de bronze foi entregue à EBS Santos Simões (Guimarães), com os alunos Leonor Gonçalves, Mafalda Branco e Manuel Ramos, apoiados pela professora Helena Maria Gomes Matos.
As três equipas participam a 18 de maio na final nacional, em Lisboa. Aí, irão ser apurados os representantes de Portugal para as Olimpíadas de Ciência da União Europeia, em data a anunciar.
Além de aproximar as escolas básicas e as universidades, as Olimpíadas de Química Júnior pretendem “dinamizar o estudo e o ensino da Química, despertar o interesse por esta ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos”, avançou a professora Maria Manuela Silva, da ECUM.
A eliminatória na UMinho contou com estudantes dos concelhos de Braga, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Vieira do Minho, Vila Verde, Vizela, Famalicão, Lousada, Paços de Ferreira e Póvoa de Varzim.