O par de atletas de dança desportiva Guilherme Dias, de Vila Verde, e Joana Ferreira, de Braga, participou, no passado dia 17 de julho, no Campeonato do Mundo de Dança Desportiva, no escalão Júnior II em danças Latinas, que decorreu na cidade chinesa de Wuxi, na província de Jiangsu, no leste da China, perto de Xangai.
Pertencendo à Seleção Nacional, este par da escola bracarense RS Ballroom Team, foi convocado pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva para esta prova, após vencer o campeonato nacional da modalidade, que decorreu em fevereiro último.
Nesta prova do Campeonato do Mundo, o par de atletas luso alcançou o 38º lugar entre os representantes de topo de mais de 32 países e regiões de todo o mundo.
O Campeonato do Mundo é uma prova fechada onde só podem marcar presença os campeões e vice-campeões nacionais de cada país.
No dia 18 de julho, estes jovens dançarinos marcaram presença na prova aberta do WDSF Junior II International Open, também organizado pela World Dancesport Federation (WDSF), que decorreu no mesmo local e onde obtiveram a impressionante marca do 18º lugar de entre 87 pares internacionais participantes.
Neste evento, o Asian Dancesport Festival, que decorreu entre 17 e 21 de julho, foi possível assistir a importantes provas do circuito mundial, para além das já mencionadas, nomeadamente o Campeonato do Mundo de Danças Standard no escalão Juventude e o Campeonato do Mundo de Danças Latinas no escalão de Adultos, além da importante prova do Grand Slam (Adultos Standard e Latinas).
Apesar de este ser ainda o primeiro ano destes dois atletas no escalão Júnior II (para atletas que completam 14 ou 15 anos em 2024), ambos os atletas e o treinador, Ricardo Silva se mostraram satisfeitos com os resultados alcançados nas duas provas, que refletem meses intensos de muito trabalho e sacrifícios.
Para a participação nesta prova, foi necessário todo um conjunto de atividades de angariação de fundos junto de patrocinadores e do público em geral, sendo que tanto os familiares dos atletas como os responsáveis da escola se mostram muito agradecidos por todo o acolhimento que esta iniciativa foi recebendo, nomeadamente junto de algumas empresas, do público que segue o par nas suas redes sociais e também das Autarquias de Braga e Vila Verde, bem como as Freguesias de Esporões e Palmeira (Braga).
O Guilherme Dias tem 14 anos e é natural de Vila Verde e a Joana Ferreira tem 12 anos e é natural de Braga.
Dançam juntos desde 2022 na Federação Portuguesa de Dança Desportiva e são tricampeões nacionais da modalidade.
ovilaverdense@gmail.com