JOGOS OLÍMPICOS

JOGOS OLÍMPICOS -

Pichardo ficou a 3 centímetros do ouro

O atleta português Pedro Pichardo conquistou hoje a medalha de prata no triplo salto em Paris2024.

Pichardo saltou 17,84 metros e ficou no segundo lugar lugar. O espanhol Jordan Diaz saltou 1,86 metros e é campeão olímpico do triplo salto.

Andy Díaz Hernández (Itália) foi bronze, com 17.64 metros, marca alcançada no seu sexto e último salto.

NA HISTÓRIA

Pichardo junta-se aos maiores medalhistas olímpicos do país, Luís Mena e Silva (hipismo), Carlos Lopes e Rosa Mota (maratona), Fernando Ribeiro (10.000 metros) e Fernando Pimenta (canoagem), todos com duas medalhas.

Recordista português na modalidade, Pichardo já se tinha apurado para as finais com o melhor tempo da competição e, esta sexta-feira, voltou a saltar em grande nível.

Logo à primeira tentativa, alcançou a marca de 17.79 metros. Apesar de ter melhorado no segundo salto (17.84), continuava a dois centímetros de Jordan Díaz, atual campeão europeu, que, assim como Pichardo, também nasceu em Cuba.

Antes mesmo de começar a final no Stade de France, marcada por uma forte chuva esta sexta-feira, a sensação era que o pódio estava assegurado, restando saber qual a cor da medalha, face à confiança e serenidade transmitida pelo atleta português.

Porém, a vontade de subir o mais rápido possível para a liderança terá tramado Pichardo, que pisou a barra laranja e fez nulo no terceiro salto, que era incrível, mas não contou.

Depois de um quarto salto abaixo do expectável, o luso-cubano abdicou da quinta tentativa, numa decisão tática de preservar o corpo para um último e decisivo esforço.

Voltou a repetir os 17.84 metros e ficou a apenas três centímetros de superar o novo campeão, Jordan Díaz.

Depois de Iuri Leitão e Patrícia Sampaio, foi a terceira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE