NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde)

NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde) -

Loureira recuou ao passado e malhou o feijão como manda a tradição

Malhos, crivos, engaços, vassouras e muita força humana. Tudo isto fez falta para a “malhada de feijão” à moda antiga realizada na tarde deste domingo e inserida no “Arraial do Emigrante”, sob organização da Junta de Freguesia da Loureira.


Integrada “Na Rota das Colheitas”, um programa que o município de Vila Verde promove no concelho, com mais de 50 eventos inspirados nas tradições do mundo rural e atividade agrícola ao longo de quatro meses, pessoas de diferentes gerações assistiram e participaram hoje no reviver daquela tradição.

Na eira, junto à zona de lazer da Ponte Nova, gente do campo e outra que fez questão de se associar, foi desempenhando a árdua tarefa, num momento marcado, tal como outrora, pelos sons populares do folclore (Rancho Infantil e Juvenil da Vila de Pico de Regalados) e das concertinas (Amigos das Concertinas da Loureira), enquanto se ia ouvindo, também, o barulho dos malhos a bater violentamente sobre os feijoeiros.

Patrício Araújo, vereador no Município de Vila Verde, e Fernando Ferreira, presidente de Junta da Freguesia da Loureira, foram dois dos que se agarraram aos malhos e ajudaram a malhar o feijão.

Depois, crivou-se, apanharam-se as cascas e varreu-se a eira com vassouras de giesta.

Cansados e com o suor visível em cada rosto, recuperaram-se forças com as tradicionais “sopas de burro cansado”, uma iguaria da gastronomia campestre, a qual, acreditando-se que dá energia, traz lembranças de épocas difíceis, tendo estado disponível durante os três dias do evento.

Loureira, em Vila Verde, realizou hoje uma “malhada de feijão”, traduzida em memórias de tempos idos, de recordações para os mais velhos e de aprendizagem para os mais novos.

A programação “Na Rota das Colheitas” é uma iniciativa que envolve Juntas de Freguesia, escolas, paróquias e comissões fabriqueiras, associações locais, empresas e agentes turísticos, num desafio à participação de pessoas de todas as gerações.

ovilaverdense@gmail.com

https://www.facebook.com/ovilaverdenseoficial/videos/1485554578987346/

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE