A última semana de Agosto vai ser quente em quase todo o território continental. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para a semana de 26 de Agosto a 1 de Setembro, um tempo em geral seco e quente, podendo as máximas chegar aos 38ºC em algumas regiões. O Minho vai registar máximas a rondar os 35ºC.
As condições atmosféricas esperadas para a última semana do mês “são originadas por uma crista anticiclónica associada a um anticiclone localizado a oeste ou a sudoeste dos Açores, que a partir de meados da semana se poderá deslocar para a região entre os Açores e a Madeira”, explicou o IPMA, em comunicado.
Nessa linha, os valores da temperatura média do ar a dois metros “vão situar-se ligeiramente acima do normal para época, em especial nas regiões no interior”.
No que diz respeito à temperatura máxima, esta deverá variar entre 18 e 38°C, prevendo-se que seja “mais elevada na zona do vale do Tejo e interior do Alentejo”, ao passo que a mínima ficará entre 10 e 22°C.
O Minho vai registar máximas que vão variar entre os 32 e os 35 graus, sobretudo nos últimos dias do mês.
NAS ILHAS
Nas ilhas o cenário é semelhante, esperando-se máximas de 18 a 28ºC e mínimas de 9 a 23ºC na Madeira.
Já nos Açores, a temperatura máxima deverá situar-se entre 26 e 30ºC, e a mínima entre 20 e 23ºC.
O vento, por seu turno, “soprará dos quadrantes oeste e norte, com algumas variações de intensidade, devido à aproximação de uma superfície frontal em dissipação ao noroeste da Península Ibérica no dia 28”.
ovilaverdense@gmail.com