A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) está a organizar, até sexta-feira (27 de setembro), a 3ª edição da “UM_INT: UMinho Internacional Lab Staff Week”, no campus de Gualtar, em Braga.
O encontro tem o apoio do programa Erasmus+ e junta 29 especialistas de laboratório de 20 universidades e 14 países, como Alemanha, Angola, Argélia, Cabo Verde, China, Estónia, Finlândia, Grécia, Jordânia, Letónia, Lituânia, Moçambique, Polónia e Roménia.
A abertura dos trabalhos contou com o vice-presidente para a Interação com a Sociedade e Internacionalização da ECUM, Hernâni Gerós, e a diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização da UMinho, Ana Esteves.
O evento inclui sessões, seminários e workshops relacionados com a gestão de laboratórios, nomeadamente equipamentos, produtos químicos, recursos biológicos, materiais, resíduos, espaços, serviços, segurança e formação.
“A atividade proporciona uma experiência de aprendizagem intercultural através de diversos momentos de networking, criando o ambiente ideal para a partilha de experiências e boas práticas na área de gestão laboratorial”, refere a coordenadora da “UM_INT”, Cristina Ribeiro, que é também técnica superior do Departamento de Biologia da ECUM.
A iniciativa permite também divulgar a plataforma de gestão laboratorial EASY GOV, que visa melhorar a gestão dos recursos e das práticas, reduzir tempo e custos, além de fortalecer a produtividade e a competitividade nas instituições.