IPMA coloca distritos de Viana do Castelo e Braga sob aviso laranja devido à chuva, vento e agitação marítima

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão a partir de hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima, dia em que começa a fazer-se sentir os efeitos da tempestade Kirk.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já esta tarde.

Devido ao agravamento do estado do tempo, o IPMA colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, passando a aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada a partir das 21:00 de hoje e até às 09:00 de quarta-feira.

Braga e Viana do Castelo bem como o distrito do Porto estão também sob aviso laranja por causa do vento de sudoeste com rajadas 75 quilómetros por hora (km/h), sendo até 95 km/h na faixa costeira e até 110 km/h nas terras altas entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com cinco a seis metros de altura, podendo atingir 12 metros de altura máxima a partir das 09:00 de quarta-feira e até às 00:00 de quinta-feira.

Os avisos laranja são antecedidos de aviso amarelo.

O IPMA colocou também os distritos de Viseu e Vila Real sob aviso amarelo devido à chuva (entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de quarta-feira) e vento forte (entre as 00:00 e as 15:00 de quarta-feira).

Viana do Castelo, Porto e Braga também vão estar com aviso amarelo devido à chuva (entre as 18:00 e as 21:00 de hoje) e vento (entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de quarta-feira)

Já o distrito de Aveiro vai estar sob aviso amarelo de chuva a partir das 18:00 de hoje e até às 12:00 de quarta-feira e vento entre as 18:00 de hoje e as 15:00 de quarta-feira.

PAÍS EM ALERTA

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo por causa do vento forte para o distrito da Guarda (entre as 00:00 e as 15:00 de quarta-feira), Lisboa, Leiria e Coimbra (entre as 03:00 e as 15:00 de quarta-feira).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA informou na segunda-feira em comunicado, que a tempestade Kirk deverá deslocar-se para nordeste e deverá passar a noroeste da Península Ibérica, estando no ponto mais próximo do continente” às 07:00 de quarta-feira, “prevendo-se já um agravamento do estado do tempo a partir da tarde” de hoje.

Nos Açores, nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa), o IPMA prevê “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, e um aumento da intensidade do vento e da agitação marítima”.

Estão previstas “rajadas até 115 km/h e ondas que poderão atingir os 11 metros de altura significativa (19 metros de altura máxima) no grupo Ocidental”.

No grupo Central, de acordo com a delegação dos Açores do IPMA, “são esperadas rajadas até 90 km/h e ondas que poderão atingir os oito metros de altura significativa (15 metros de altura máxima)”.

Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), para terça-feira, o IPMA prevê ondas “que poderão atingir os seis metros de altura significativa (12 metros de altura máxima)”.

Devido à passagem do ciclone tropical Kirk pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu um aviso vermelho para terça-feira para as ilhas do grupo Ocidental devido às ondas.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais