ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO -

Maçã porta da loja em destaque em palestra da ATAHCA na UMinho

A Universidade do Minho (UMinho) acolheu, esta quinta-feira, a palestra “Cávado… com sabor”, promovida pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, que teve a maçã porta da loja como principal protagonista.

Realizada a propósito da celebração da Semana da Alimentação Sustentável, promovida pelo município de Braga, a atividade esteve integrada no Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), cujos objetivos de sensibilização são a promoção da Dieta Mediterrânica, a Alimentação Sustentável e o Combate ao Desperdício Alimentar.

Como mote da conversa sobre alimentação, tradição e sustentabilidade, tomou-se o exemplo da maçã porta da loja, enquanto produto tradicional do Cávado, variedade muito antiga e bem-adaptada às suas condições naturais e climáticas.

Para contextualizar cultural e historicamente, o presidente da direção da ATAHCA, José Mota Alves, realizou uma intervenção na qual destacou o valor cultural, patrimonial e nutricional desta maçã, salientado a necessidade preservar e valorizar este e outros produtos do território.

Para contextualizar o objetivo da promoção da alimentação sustentável, coube à nutricionista do projeto, Marta Amaral Pinheiro, a síntese das pontos-chave para a transição para um sistema alimentar saudável e sustentável, salientando como premissas a diversidade alimentar, o consumo alimentos locais de produção sustentável e sazonais, a necessidade do preferência do consumo de produtos de origem vegetal em detrimento do consumo de produtos de origem animal, a redução do desperdício alimentar e o fomento do consumo de produtos minimamente processados.

A ação finalizou com a degustação da maçã porta da loja. O projeto “Cávado… com sabor” é cofinanciado pelo Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE