Entre os próximos dias de 25 a 27, Viana do Castelo acolhe aquela é considerada a maior prova da classe Optimist de Vela a nível nacional e da Península Ibérica, com a participação de 170 jovens atletas, desde os 06 até aos 15 anos, de diversos países.
O X Troféu Cidade de Viana do Castelo coincide com o 45.º aniversário do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) é disputada em conjunto com o Meeting Internacional Cidade de Vigo, organizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española de Vela, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega da Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico 2024 de Optimist – Viana do Castelo/Vigo.
A autoridade organizadora faz–se constituir pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e a Federação Portuguesa de Vela, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, APCIO e da Câmara de Viana.
O vereador do Desporto, Ricardo Rego, realçou, esta sexta-feira, na apresentação do trófeu, o “estreitar de relações” entre dois clubes e uma federação, assumindo ser “um privilégio” para o município de Viana do Castelo poder integrar esta organização.
“Esta é uma prova dirigida para os jovens, que movimenta muito mais que o espírito de competição, destacando-se a confraternização que sai naturalmente reforçada pelo convívio entre os atletas de diferentes nacionalidades”, disse.
“Juntos, fazemos a maior prova de Optimist da Península Ibérica”, admitiu.
António Cruz, do CVVC, destacou “uma década de parceria” entre o clube vianense e o Real Club Náutico de Vigo, que permitiu a Viana do Castelo associar-se “a uma prova de referência, com décadas de experiência”, promovida em Vigo.
“A maior frota do país de classe Optimist estará em Viana do Castelo de 25 a 27 de Outubro”, garantiu o representante. No primeiro fim-de-semana de Novembro, é a vez da cidade galega acolher a segunda parte desta Semana do Atlântico 2024.
O presidente do Real Club Náutico de Vigo, José Antonio Portela, referiu que, para o clube galego, “é um verdadeiro orgulho trabalhar com o Clube de Vela de Viana do Castelo”, assumindo-se “tremendamente orgulhoso deste trabalho conjunto de dez anos”.
Também o presidente da Real Federación Gallega de Vela, Manuel Villaverde, frisou que este é “um dos eventos mais importante da classe, quer em Portugal quer em Espanha”.
Já o capitão-de-fragata Rui Serrano da Paz, capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima de Viana, explicou que esta prova acontece, este ano, inserida no âmbito das comemorações do Dia da Polícia Marítima, que acontecem também em Viana do Castelo, e que incluem baptismos de mar e de mergulho, concerto, exposições, demonstração de capacidade e as comemorações oficiais (a 27 de Outubro).