No dia em que celebrou 168 anos, a CP – Comboios de Portugal anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade de informação em tempo real, agora disponível para os seus clientes.
“Esta plataforma inovadora, que resulta de uma dedicação integral das equipas internas da CP, foi desenvolvida pelos próprios trabalhadores da empresa e representa um avanço significativo na experiência de mobilidade ferroviária”, refere a empresa.
Segundo a CP, a funcionalidade “oferece uma consulta precisa e contínua do estado de circulação dos comboios em toda a rede de serviços da CP, desde o Alfa Pendular até aos comboios urbanos”. “Agora, os clientes podem acompanhar atualizações sobre horários, atrasos e linha de paragem diretamente no site CP.PT (homepage) e na app CP”, explica.
Através da secção “Próximos Comboios”, os passageiros podem verificar de imediato o estado da circulação de cada serviço, recebendo alertas sobre atrasos superiores a cinco minutos nos serviços de longo e médio curso (Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Regional e InterRegional) e de três minutos nos serviços urbanos.
A funcionalidade também indica a linha de paragem de cada comboio. No entanto, a CP recomenda que, ao chegar à estação, os passageiros confirmem a linha de embarque nos dispositivos sonoros e visuais da estação, já que podem ocorrer mudanças imprevistas por razões que escapam à gestão direta da CP.
Esta solução tecnológica é o resultado de um trabalho integrado entre várias equipas da CP, em especial as de Sistemas de Informação, Comercial e Operações, que “foram determinantes para assegurar a precisão dos dados e o funcionamento robusto da plataforma”. “Desenvolver internamente esta plataforma reflete o compromisso da CP em aplicar a experiência dos seus profissionais para melhorar a operação e responder, de forma direta, às necessidades dos seus passageiros”, realça a empresa.