FENÓMENO

FENÓMENO -

Chuva de Outono mostra arco-íris a abraçar Vila Verde

Uma queda ligeira de chuva localizada esta tarde está a formar mais um arco-íris, que abraça Vila Verde. Uma formação de outono, fenómeno óptico e meteorológico que se forma quando a luz branca solar entra em contato com as gotas de água na superfície.

O arco-íris deve o seu nome à mitologia grega: Iris era uma deusa que tinha a função de arauto divino, ou seja de mensageira dos deuses. Nessa sua tarefa, Iris deixava um rasto de muitas cores pelos céus que atravessava.

Depois de uma chuvada, há milhões de gotas de água que permanecem suspensas no ar. Dentro de cada gota, a cor move-se a velocidades diferentes. Se estivermos com o sol por trás de nós e a luz do sol incidir diretamente nas gotas de água que temos à nossa frente, chega-nos de cada uma delas, posicionada a diferentes alturas, um raio de luz de cor diferente.

Quando olhamos para o conjunto das gotas de água que reflectem os raios de sol que as atravessam, vemos o arco-íris.

Há também quem lhe chame o arco-da-aliança, o arco-celeste ou até o arco-da-velha. O que nunca ninguém descobriu é o tesouro que dizem estar escondido no fim do arco-íris.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE