Mais de 300 visitantes juntaram-se ao primeiro Festival de Sopas organizado na Quinta Pedagógica de Braga, este fim-de-semana. O evento surge inspirado no Festival de Sopas Tradicionais daquela freguesia.
Confecionadas com ingredientes locais, 20 sopas foram servidas num ambiente ao ar livre pelas mãos de 20 famílias/associações de Sobreposta que as prepararam de forma tradicional.
«Os visitantes puderam, assim, recuar ao passado com a confeção das sopas em potes de ferro ao lume», destaca a organização.
A esta degustação juntou-se também a broa tradicional cozida em forno de lenha e o tradicional magusto que celebrou o outono e deu mais sabor ao convívio da comunidade.
«É gratificante ver que o Festival das Sopas de Sobreposta inspirou, de forma tão positiva, esta iniciativa com a valorização da gastronomia minhota e a promoção da união da comunidade», afirmou Elizabete Silva, presidente da Junta de Freguesia de Sobreposta.
A iniciativa, organizada pelo Município de Braga, em parceria com a Quinta Pedagógica e a Junta de Freguesia de Sobreposta, contou também com a presença de Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga.
ovilaverdense@gmail.com