CONSUMO

CONSUMO -

KuantoKusta calcula que portugueses vão gastar em média 150 euros na Black Friday

O valor médio de compra durante a Black Friday vai aumentar em Portugal, prevendo-se que este ano ultrapasse os 150 euros, segundo dados do Marketplace e comparador de preços KuantoKusta, que atribui esta tendência à popularização dos pagamentos fraccionados.

Desde 2022, o gasto médio tem crescido consideravelmente – de 91,23 euros para 134,08 euros em 2023 – e, em 2023, os pagamentos em prestações representaram mais de 16% do valor transaccionado no KuantoKusta. Este ano, esse número já subiu para 26%.

E quando analisando apenas as compras realizadas no dia da Black Friday, estes números são ainda mais expressivos: a 24 de Novembro de 2023, 21% do valor transaccionado no KuantoKusta foi através de pagamento fraccionado.

“Esta flexibilidade permite aos consumidores investir em produtos de maior valor, uma tendência que se deverá manter à medida que mais pessoas aderem a esta modalidade de pagamento para compras, principalmente em períodos como a Black Friday, em que as pessoas procuram realizar compras de maior valor, de forma a maximizar a poupança”, destaca André Duarte, director comercial do KuantoKusta.

O responsável da plataforma de comparação de preços e marketplace, explica ainda que, com a proximidade da Black Friday, os consumidores estão mais atentos às promoções, para adquirir não apenas os produtos de necessidade, mas também artigos que já desejam ao longo do ano e de uso a longo prazo, aproveitando ao máximo as condições de pagamento deste período.

Outra tendência que se tem verificado nos últimos anos é a antecipação de compras de Natal. A partir do dia 23, verifica-se um aumento na procura de brinquedos que se estende até meados de Dezembro. Movimento este que André Duarte justifica com o alargamento das promoções da Black Friday a todo o mês de Novembro, especialmente em artigos tipicamente oferecidos no Natal.

TECNOLOGIA E ELETRODOMÉSTICOS LIDERAM

Em relação aos produtos mais procurados, smartphones, electrodomésticos e artigos de saúde e beleza dominam as categorias mais desejadas pelos consumidores para esta época de promoções. Dentro destas categorias, destacam-se artigos como smartphones de última geração, televisores de grandes dimensões, cremes e cuidados de rosto, máquinas de secar roupa e frigoríficos.

A análise do KuantoKusta indica ainda que brinquedos e artigos de puericultura já estão a ganhar destaque nas pesquisas dos consumidores, uma vez que muitos consumidores aproveitam os descontos de Novembro para adiantar as compras de Natal.

“Estas compras, muitas vezes adiadas ao longo do ano, encontram nos descontos da Black Friday o momento ideal para serem realizadas. Notamos também um equilíbrio entre artigos de maior valor e produtos de uso recorrente, como perfumes e ração animal, que complementam a lista de preferências dos consumidores portugueses”, explica André Duarte.

Foto: Richard Bake

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE