VILA VERDE

VILA VERDE -

Oleiros cumpriu tradição da ‘Festa do Pão Quente’

Tal como reza a tradição, a paróquia de Santa Marinha de Oleiros, em Vila Verde, voltou nesta primeira segunda-feira do ano a realizar a “Festa do Pão Quente”, que serve também para empossar o novo mordomo da cruz.

Após a missa presidida pelo pároco local, José Manuel Fernandes, o público caminhou em procissão até à Rua da Alegria, onde mora José Manuel Oliveira, o mordomo empossado, o qual transportou a cruz até à sua habitação, onde permanecerá até à Páscoa, caso até lá não morra ninguém na freguesia. Se tal acontecer, a cruz sai para o funeral e ficará guardada na Igreja Paroquial.

Após o pão benzido pelo padre, procedeu-se à sua distribuição pelo público, que o foi degustando juntamente com presunto, chouriço, figos secos e vinho verde da região. Houve, ainda, rebuçados como lembrança para os mais pequenos.

Aliás, em dia de Reis, alunos de Oleiros, coordenados pelo professor Manuel Afonso, deslocaram-se ao local para, à chegada da cruz, cantarem os Reis.

Segundo José Manuel Oliveira, para fazer a festa foi necessário quase uma tonelada de broa, nove presuntos e 100 chouriços. À noite, será servido ali um jantar para convidados.

“Não me chegam 10 mil euros, mas é um regalo poder cumprir esta tradição”, disse, sorridente, o novo mordomo ao jornal “O Vilaverdense”.

Texto: Emílio Costa (CO 1179)

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE