PS propõe alterações ao decreto do Governo que revê (controversa) lei dos solos

O PS anunciou que vai propor alterações ao decreto do Governo que revê a lei dos solos, num debate no qual o BE acusou socialistas e PSD de conivência com uma lei que “promove a corrupção”.

Durante o período de declarações políticas, esta terça-feira, no Parlamento, BE e Livre levaram a debate a recente alteração à lei dos solos, já promulgada pelo Presidente da República com algumas reservas e que será alvo de uma apreciação parlamentar no dia 24 requerida por bloquistas, PCP, Livre e PAN.

Refira-se que este controverso decreto-lei permite a construção e urbanização em terrenos onde actualmente não é possível.

Na intervenção inicial, a coordenadora do BE, Mariana Mortágua, desafiou os socialistas a pronunciarem-se sobre esta alteração legal que, na sua opinião, “dá o contexto e o pretexto para todos os favorecimentos, jeitinhos e favores”.

“A regra inventada pelo Governo para limitar a especulação é uma anedota. 30% dos imóveis não têm qualquer limite de valor e os outros 70% podem ser vendidos acima dos actuais preços de mercado. Senhor ministro Castro Almeida, lamento informá-lo que 125% de um preço especulativo não dá um preço moderado, dá um preço especulativo mais 25%”, alertou a bloquista.

PS: PROMOVER HABITAÇÃO

É neste ponto do diploma que o PS vai propor alterações, intenção que já tinha sido avançada no início da tarde no programa “Conselho de Líderes”, da TSF, pela líder parlamentar socialista, Alexandra Leitão, que afirmou que a sua bancada quer garantir que os preços de futuras casas ficam abaixo da mediana e não 25% acima, como está previsto no decreto do Governo.

A deputada socialista Maria Begonha salientou que a “prioridade máxima” do PS é “melhorar o acesso à habitação dos portugueses e em particular da classe média”. Begonha ressaltou que “apesar de este ser um diploma complexo” e de entender que “é preciso evitar fazer alterações a este documento”, a crise na habitação “tem que ser combatida em todas as frentes”.

“O problema é que o Governo apresenta-nos uma proposta em que introduz um conceito com o qual temos uma discordância absoluta, que é este conceito dos custos moderados”, salientou.

Pelo PSD, o deputado João Vale e Azevedo defendeu o diploma do Governo, argumentando que vai resultar no aumento da habitação, e acusou o BE de viver “num delírio económico”.

BE: “ESPECULAÇÃO”

Mariana Mortágua considerou incompreensível que o PS “esteja disposto a rasgar instrumentos de gestão territorial que foram criados para garantir a sustentabilidade do território e que são uma valorização das formas de gestão local do território, sem nenhum benefício para a habitação”, num acordo com o PSD”.

“Quem permitir que esta lei continue e avance será conivente com uma lei que promove a especulação, que permite e promove a corrupção e que um dia pode produzir também um desastre que todos gostaríamos de evitar”, alertou.

LIVRE: “COMPROMTE FUTURO”

Também a líder parlamentar do Livre, Isabel Mendes Lopes, considerou que o decreto do Governo “compromete o futuro do país, não resolve o problema da habitação e aumenta a desigualdade”.

“Uma cidade só é de 15 minutos se os seus habitantes viverem perto do local onde trabalham. Ou seja, só é uma cidade dos 15 minutos se as empregadas domésticas puderem viver perto das casas onde trabalham, se quem trabalha nos cafés e restaurantes puder viver perto de onde trabalha. Mas não é isso que este PSD e o seu Governo querem fazer”, criticou.

CHEGA: “FUTURO PERTENCE AOS PRIVADOS”

Pelo Chega, o deputado Filipe Melo acusou BE e Livre de “hipocrisia” e afirmou que “o futuro pertence aos privados e o mercado tem que funcionar”.

“Nem todos os autarcas são corruptos, há autarcas de direita, felizmente, e às direitas, nem tudo entra no mesmo saco de gatos que é a esquerda e a extrema-esquerda juntos”, acusou.

Entretanto, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) considerou esta terça-feira que, na alteração à lei dos solos, é positiva a visão de colocar mais responsabilidades nas câmaras, mas defendeu que há melhorias que podem ser feitas ao diploma.

Com SIC Notícias e Jornal Económico

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais