SOUTELO (Vila Verde)

SOUTELO (Vila Verde) -

Centro de Acolhimento ‘O Poverello’ promove Jornadas sobre Reabilitação Funcional em Soutelo

A Casa Jardim de Maria, em Soutelo, Vila Verde, será palco das Jornadas de Reabilitação Funcional com o tema ‘Movimento em Rede’, esta sexta-feira, dia 17 de Janeiro.

O evento, promovido pelo Centro de Acolhimento “O Poverello”, vem reunir especialistas e profissionais da saúde para «debater boas práticas e desafios no âmbito da reabilitação física e funcional, com foco no trabalho multidisciplinar e nos cuidados centrados no doente e no cuidador», diz a organização.

O dia começa pelas 09h00, com uma cerimónia oficial, seguida pela exibição de um vídeo de apresentação da instituição organizadora, O Poverello. Ao longo do dia, serão realizados painéis, workshops e palestras conduzidos por médicos fisiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas da fala.

Evento traz diversas sessões de esclarecimento.

O primeiro painel do evento aborda o percurso do doente na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), com destaque para a visão da médica Maria Emília Cerqueira sobre o papel da Medicina Física e Reabilitação, e da fisioterapeuta Carmen Branco, que trará um olhar prático sobre os perfis dos pacientes atendidos na Unidade de Reabilitação Funcional (URF).

Já o segundo painel foca nas boas práticas na Unidade de Média Duração e Reabilitação (UMDR), abordando temas como a importância da avaliação médica, estratégias para reabilitação de pacientes disfágicos e a promoção de autonomia em atividades da vida diária.

Um dos destaques será o workshop interativo “Mexe-te – ganha saúde e previne doença”, liderado pela fisioterapeuta Daniele Torres.

Outro painel discute desafios e oportunidades na Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM), explorando síndromes de imobilidade, ganhos na função respiratória e estratégias de terapia para pacientes sem mobilidade.

O encerramento conta com uma discussão sobre reabilitação em cuidados paliativos, incluindo uma intervenção remota de Daniel Alveno, do Brasil, sobre práticas de fisioterapia nesse contexto, além de apresentações sobre o projeto de reabilitação na Unidade de Cuidados Paliativos (UCP).

As Jornadas serão concluídas com uma cerimónia que vai destacar o impacto do “Movimento em Rede” como conceito integrador para o cuidado humanizado e eficaz, reafirmando o compromisso do Centro de Acolhimento O Poverello com a inovação e a excelência nos cuidados de saúde.

Inscriçõesbit.ly/40zJZqh
Mais informaçõesopoverello.org

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE