O Consórcio Minho IN, que integra as comunidades intermunicipais (CIM) do Cávado, Ave e Alto Minho, marca presença na Feira Internacional de Turismo (FITUR), desta quarta-feira até domingo em Madrid, a capital espanhola.
Este evento, considerado uma das maiores plataformas globais de promoção turística, representa, afirma Marta Coutada, primeira secretária da CIM do Ave, “uma oportunidade estratégica para afirmar o Minho como destino turístico de excelência e consolidar a sua posição no mercado internacional”.
Além de apresentar o guia ‘Minho Acima de Tudo | Guia de Experiências do Minho’, o consórcio divulga a marca ‘Amar o Minho’, destacando o empenho em promover, de forma conjunta, um território que engloba 24 municípios.
“Esta acção demonstra a riqueza e diversidade do Minho, uma região que combina património, cultura e natureza, com experiências únicas para visitantes”, refere Marta Coutada.
PATRIMONIO ÚNICO
Segundo a responsável da CIM do Ave, a presença na FITUR “é um marco na promoção da nossa região enquanto destino turístico de excelência. Este esforço conjunto une os 24 municípios do Minho para apresentar ao mundo um território rico em cultura, tradição e inovação. O guia ‘Minho Acima de Tudo’ reflecte esta união e o nosso compromisso em levar o Minho além-fronteiras”.
O homólogo da CIM do Cávado, Rafael Amorim, acrescenta: “Esta é uma excelente oportunidade para divulgar a região e todo o seu potencial turístico. Queremos continuar a posicionar o turismo como uma alavanca para o desenvolvimento territorial, promovendo o Minho enquanto património cultural e natural de valor único.”
Pretensão legítima que José Paulo Queiroz, primeiro secretário da CIM do Alto Minho, reforça: “A dimensão, importância e proximidade do mercado espanhol justificam plenamente esta participação na FITUR.”
O guia, desenvolvido no âmbito da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Minho Inovação, já disponível gratuitamente nos postos de turismo dos 24 municípios que integram o Minho In, está editado em quatro línguas – Português, Castelhano, Francês e Inglês – e reflecte uma abordagem abrangente e integradora.
Nele, destacam-se o turismo activo, a enogastronomia, o património cultural e natural, bem como “as experiências autênticas que tornam o Minho um destino único”. O guia, em formato digital e físico,” convida os visitantes a descobrir tanto os pontos turísticos mais icónicos como os segredos menos conhecidos do território”.
Durante a feira, o consórcio promove actividades como degustações de produtos regionais e encontros com profissionais do sector, “sublinhando a autenticidade e diversidade do Minho”.