A Póvoa de Lanhoso vai receber, no próximo fim de semana, o XXIII Fórum Permanente de Teatro, organizado pela Federação Portuguesa de Teatro, contando com a colaboração do Grupo Cénico Povoense.
Os participantes, que fazem parte das companhias de teatro, vêm de diversos pontos do país para aprender e partilhar experiências.
Este fórum será composto por nove painéis que vão ser dinamizados em vários espaços, designadamente o Theatro Club, o CIMF, a EPAVE, instalações do Grupo Cénico Povoense e o Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Os 9 painéis são: Jogo dramático, Preparação do ator – Respiração e Voz, Preparação do ator – teatro Psicofísico no ator, Preparação do ator – Estética Teatral, Construção e criação do espetáculo, Construção de cenografia e adereços, Tecnologia da iluminação cénica, Caracterização – Técnicas de Maquilhagem para Ator e Dirigentes Associativos.
Cada um destes temas será trabalhado pelos formadores, com objetivos que estão intimamente ligados com o aperfeiçoamento das performances em palco.
«Num ano em que o único Concurso Nacional de Teatro realiza a sua XX edição e em que se comemoram os 120 anos do Theatro Club, receber este Fórum na Póvoa de Lanhoso é motivo de redobrado orgulho. Desde sempre associada ao teatro amador, a Póvoa de Lanhoso é uma terra de teatro e quer manter viva esta ligação, promovendo a sua projeção no panorama nacional», refere a organização.