Já se anuncia o Carnaval de Braga. Contempla o tradicional Desfile e a Queima do Entrudo. Este ano, a festa está marcada para 3 de março, a começar pelas 21h30.
A “Corrida do Entrudo – Olha o Home lá bai o Home!” é organizada pela Rusga de São Vicente – Grupo Etnográfico do Baixo Minho começa na sede da mesma, na Avenida Artur Soares.
Daí, vai percorrer as ruas da cidade até à Avenida Central onde se vai ler o testamento do Libório Caturra.
Este ano «será todo ele de celebração, a propósito das comemorações do seu 60º aniversário da Rusga de São Vicente», aponta o presidente José Pinto. Assim, fica a promessa que esta tradição «voltará com mais força e ânimo, e, com vontade redobrada», vinca.
O presidente deixa convite «às instituições e associações parceiras que habitualmente participam», «a todos os foliões bracarenses (grupos informais, de amigos, de bairro, famílias ou individualmente)» que «se queiram associar neste ritual carnavalesco tipicamente bracarense que, assente nas tradições locais, se revela uma ocasião de genuíno e salutar folguedo, fruição e partilha», diz.
«Assim, simultaneamente salvaguardamos, preservamos e promovemos “porções” da cultura popular de tradição, da nossa identidade enquanto povo, enquanto bracarenses bairristas. Nesta perspetiva, pretendemos um Entrudo mais abrangente, mais “inclusivo”, onde todos serão bem-vindos. Criatividade, boa disposição e refinado sentido de humor, é o que se solicita, já que, “É Carnaval ninguém leva a mal”», termina.
ovilaverdense@gmail.com