O selo “Rotas do Norte” foi recentemente atribuído ao Castelo de Lanhoso e ao Castro de Lanhoso pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portuga.
Estas duas entidades promovem uma estratégia de organização, gestão e promoção de rotas turísticas regionais de Património Cultural, Arte e Arquitetura Contemporâneas, designadas de “Rotas do Norte”, para o desenvolvimento do turismo cultural e a valorização do património cultural na região.
Com a obtenção do selo Rota “Castelos e Fortalezas a Norte”, atribuído ao Castelo de Lanhoso, e do selo Rota “Castros a Norte”, atribuído ao Castro de Lanhoso, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso poderá concorrer a financiamentos que visem apoiar operações de salvaguarda, valorização e promoção dos dois espaços.
A atribuição deste selo é, ainda, um critério de admissibilidade, entre outros, a candidaturas de bens de património cultural a financiamento do quadro comunitário Norte 2030.