São mais novidades para a marca Namorar Portugal, com três parceiros habituais e uma novidade. As capas, os bonecos em tecido, a loiça pintada à mão e as peças em resina aumentam o leque da marca lançada pelo município de Vila Verde associada aos tradicionais lenços de namorados.
A artesã vilaverdense, Rosa Araújo, traz a loiça pintada à mão, como já faz há vários anos. «Introduzi o símbolo da marca e os corações vermelhos», explica.
São peças maiores e «mais vistosas», pintadas com os motivos dos Lenços dos Namorados e com as suas quadras.
De vestuário, outro rosto familiar, a Gatémia, com as capas. A empresa bracarense quis regressar às origens, com um modelo “capuchinho vermelho”. De todas as cores, são embelezadas com os bordados tradicionais dos lenços.
Rita Gonçalves, responsável da marca, diz que «apesar de os clientes preferirem os detalhes monocromáticos», a Gatémia quis, este ano, seguir o caminho tradicional da cor. A capa que é “a cara” da coleção exibe, assim, sob um fundo preto, o vermelho, azul, verde e amarelo.
«Nenhuma capa é igual e todas são personalizáveis», aponta, desde a cor, capuz, gola, quadras e bordados.
A “Linha Tradição” chega de Barcelos, da artesã Maria de Jesus Martins que, ano após ano, traz bonecos em tecido, ilustrando a identidade minhota.
Desta vez, a paisagem rural está presente com profissões típicas mas a cair em desuso, como o carro dos bois, o sinaleiro e o engraxador de sapatos. Há, ainda, uma noiva minhota. Todos os bonecos são bordados com motivos dos lenços, devidamente trajados de acordo com o que representam.
Por fim, mais uma adição aos produtos da marca: bases de copos, porta-chaves e, ainda, um tabuleiro, tudo feito em resina proxy.
“Reflexos de Paixão”, de Maria José, ilustra, reflete, segundo a artista a sua «paixão pelos lenços», bem como a «paixão das bordadeiras».
Depois de ter pintado loiça também, inovou com peças em resina. Em todos os artigos, feitos em branco ou preto para destacar as cores dos motivos dos lenços, pinta os motivos e quadras.
Ainda, como é o caso do tabuleiro, introduz o próprio lenço na peça, conservando-o na resina. Todas as peças têm, ainda, um toque de dourado.
Todos os novos produtos poderão ser encontrados no Espaço Namorar Portugal onde, esta manhã, foram apresentados.
ovilaverdense@gmail.com