Depois de passar 94 dias à deriva no mar, Máximo Napa, um pescador peruano de 61 anos, foi encontrado na passada terça-feira.
A marinha do Perú acrescenta que o homem já teve alta do hospital e já regressou à família, depois de ter sido resgatado do pequeno barco de pesca. Foi avistado por um navio do Equador, no norte do Peru, na costa do Chimbote.
Em entrevista à comunicação social local, o sobrevivente Máximo Napa diz que comeu baratas, uma tartaruga e pássaros para sobreviver.
«Não queria morrer, pela minha mãe. Tenho uma neta de dois meses – agarrei-me a ela. Todos os dias pensava na minha mãe», relata, emocionado.
Este sábado, teve alta do hospital de Paita.
«O senhor Napa chegou em boas condições físicas. Conseguia andar, lavar-se. Chocado, mas em boas condições físicas», aponta o capitão do porto da Marinha, Jorge Gonzalez.
Máximo Napa saiu a 7 de dezembro do porto San Juan de Marcona. O mau tempo fez com que perdesse o rumo. Estando num pequeno barco, sem sistema de geolocalização, acabou à deriva, perdido em alto mar.
«É um milagre que o meu pai tenha sido encontrado», afirma a filha, Ines Napa, à estação de rádio RPP. «Nós, como família, nunca perdemos a esperança de o encontrar», vinca.
ovilaverdense@gmail.com