MINHO

MINHO -

Páscoa com chuva e temperaturas baixas no Minho

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo para o fim de semana da Páscoa em Portugal continental será marcado por chuva e uma descida das temperaturas.

A semana pascal arrancou com um arrefecimento do tempo e condições meteorológicas instáveis, tendência que deverá prolongar-se até, pelo menos, segunda-feira, dia 21 de abril. Esta instabilidade resulta da passagem sucessiva de frentes associadas a uma ampla depressão situada a noroeste da Península Ibérica, conforme explica o IPMA em comunicado.

Assim, até ao Domingo de Páscoa (20 de abril), prevê-se precipitação em todo o território continental, com maior intensidade no Norte e Centro, e com acumulados mais significativos nas zonas montanhosas do Minho.

A Sexta-feira Santa (18 de abril) deverá ser, segundo o IPMA, o dia com maior ocorrência de chuva intensa e generalizada, devido à passagem de uma frente ativa.

Nos dias seguintes, a chuva continuará sob a forma de aguaceiros, sendo que a sua probabilidade diminuirá no Baixo Alentejo e no Algarve.

O IPMA indica ainda que, após uma acentuada descida das temperaturas no início da semana, estas deverão manter-se relativamente estáveis nos dias seguintes, embora com pequenas variações.

A quinta-feira (17 de abril) poderá ser o dia mais ameno da semana, com temperaturas máximas acima dos 20 °C em algumas zonas do interior e do Sul do país. Nas restantes regiões, os valores máximos deverão oscilar entre os 15 e os 20 °C.

As mínimas deverão baixar ligeiramente no fim de semana, prevendo-se valores entre os 10 e os 15 °C na maioria do território, sendo que no interior Norte e Centro poderão ser inferiores a 10 °C.

Está também prevista a possibilidade de vento forte, sobretudo a partir de dia 18, nas zonas costeiras do Oeste e nas regiões mais elevadas. Quanto à agitação marítima, deverá intensificar-se nos dias 19 e 20 de abril, com ondas de noroeste que podem atingir os 4 metros.

Para esta terça-feira (15 de abril), o IPMA prevê aguaceiros, alguns acompanhados de granizo e trovoada, que deverão perder intensidade ao longo da tarde, principalmente no interior Norte, Centro e no Sul do país.

Prevê-se ainda a possibilidade de queda de neve nas regiões montanhosas do interior Norte e Centro, acompanhada por uma ligeira descida da temperatura.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE