PAÍS

PAÍS -

GNR regista duas vítimas mortais e mais de mil acidentes em mais uma semana da Operação Páscoa

Entre as 00h00 do dia 11 de abril de 2025 e as 23h59 do dia 16 de abril de 2025, no âmbito da Operação “Páscoa 2025”, a Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1 314 acidentes, dos quais resultaram 2 vítimas mortais, 28 feridos graves e 389 feridos leves.

As duas vítimas morreram na sequência de dois despistes. A 12 de abril, em Viseu, perdeu a vida uma jovem de 20 anos.

Já a 13 de abril, também num despiste, em Castelo Branco, morreu um homem de 46 anos de idade.

O álcool continua a ser um problema, já que, dos 41 675 condutores fiscalizados, 238 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.

Foram, ainda, detidas 144 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 7 850 contraordenações rodoviárias detetadas, destacam-se 1 872 por excesso de velocidade, 209 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC), 250 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 1 084 por falta de inspeção periódica obrigatória e 348 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

A GNR vai continuar a sua Operação Páscoa até 21 de abril, atenta à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, uso indevido do telemóvel e uso correto do cinto de segurança e do SRC.

São alvo de fiscalização, ainda, a falta de inspeção periódica obrigatória, a falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e a incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.

«A GNR reafirma o seu compromisso de trabalhar para a segurança da população, sobretudo num período onde o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado», aponta, em comunicado. Apela, ainda ao «contributo e a responsabilidade de todos para que estas festividades da Páscoa sejam celebradas em segurança e sem tragédias a lamentar», termina.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE