Inicia hoje e dura até 31 de outubro a operação “Bom Caminho 2025” da GNR. Esta pretende assegurar a proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam até Santiago de Compostela, em Espanha.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) aponta, em comunicado, que a operação vai abranger os peregrinos que transitam ao longo do Caminho Português, do Caminho Português da Costa e do Caminho Português Interior.
Durante a “Bom Caminho 2025”, a GNR realiza um conjunto de atividades operacionais que «contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos», afirma.
Assim, reforça a presença «nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento e ações de sensibilização», acrescenta.
Na nota, as autoridades deixam recomendações aos peregrinos, apelando que preparem o percurso antecipadamente, usem roupas claras e material retrorrefletor, mantenham o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família e, caso circulem de bicicleta, usem equipamentos de proteção individual e iluminação.
A operação será levada a cabo pelos Comandos Territoriais de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu e, nos períodos de maior afluência de peregrinos, contará com a colaboração da Guardia Civil (Espanha).
ovilaverdense@gmail.com