Marcelo recorda o Papa para pedir «radical humildade» na sessão do 25 de Abril

A mensagem do Papa Francisco marcou as cerimónias nacionais do 51º aniversário do 25 de Abril. Marcelo foi mais longe e dedicou o seu último discurso numa sessão solene de celebração da Revolução dos Cravos a falar de Francisco «e do que a sua vida e obra pode ter a ver com o que significou e pode significar o 25 de Abril».

Na sua última sessão solene do 25 de Abril, Marcelo Rebelo de Sousa evocou Ramalho Eanes – o único antigo chefe de Estado presente no Parlamento -, a quem agradeceu o “contributo” para a Revolução dos Cravos. Aproveita para agradecer aos capitães de Abril presentes nas galerias e aos deputados da Assembleia Constituinte que estão no Parlamento.

Relembrou que deste 1977 que a sessão solene se realiza e que, desde então, é a primeira vez que acontece com um “Parlamento dissolvido” e com luto nacional decretado. Fala no voto de pesar unânime e faz referências ao papa Francisco, traçando paralelismos entre o Pontífice e o 25 de Abril.

A Revolução dos Cravos, atira, “nasceu num ambiente social muito tenso”, como a Guerra Fria, e numa altura em que as desigualdade social já se acentuava entre vários continentes. Com isto, questiona: “Como não encontrar nos apelos de Francisco alguns dos mesmos dramas?”

Falou, depois, nos emigrantes e imigrantes que diz serem “flagelados por novas e antigas pobrezas”, com direitos “suprimidos” e aponta aos “desafios” globais.

Num discurso curto, Marcelo Rebelo de Sousa fala sobre os anseios do papa Francisco, “sem recusas, sem intolerâncias, sem fronteiras entre puros e impuros”. Compara-os aos anseios que estiveram na origem do 25 de Abril.

Considerando que a celebração da Revolução dos Cravos deve ser “mais encarnação do que uma afirmação de missão já servida, mais futuro do que passado, para que não se confunda o fundamental com o acessório”.

“25 de Abril sempre”, diz, terminando: “O pleno e descomplexado abraço a todas as pessoas e a radical humildade que nos ensinou Francisco. O que tem o papa a ver com a Revolução? Tudo, tudo, tudo!”

Nos discursos dos partidos, houve até apelos ao voto por parte do CDS-PP e da Iniciativa Liberal.

A esquerda multiplicou as criticas ao adiamento das celebrações. E Pedro Nuno Santos encostou a AD ao Chega. Já André Ventura atacou diretamente o primeiro-ministro.

Teresa Morais, que foi a voz do PSD, destacou uma democracia consolidada, mas ainda imperfeita.

[email protected]

Com Agências

Foto: Tomás Silva / Observador

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais