A Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde, é palco, este sábado, dia 10 de maio, às 16h00, da inauguração da exposição “Eco Arte Caminhos de Santiago”, da autoria do escultor Victor Machado.
A mostra apresenta um conjunto de obras escultóricas inspiradas no universo dos peregrinos que percorrem os Caminhos de Santiago, incluindo os que atravessam o concelho de Vila Verde.
«Os trabalhos distinguem-se pela conjugação de materiais naturais e recicláveis – como seixos, ferro e madeira – muitos deles recolhidos em ambiente natural ou recuperados de desperdícios industriais», comenta a autarquia.
Partindo de uma oficina instalada na sua própria casa, Victor Machado tem vindo a desenvolver todas as peças.
Entre as obras expostas destaca-se “O coração do Caminheiro”, uma peça simbólica construída a partir de materiais industriais descartados. Através dela, o autor sublinha o carácter único e introspectivo da experiência do peregrino, lembrando que “o Caminho nunca é igual, pois o caminheiro leva no coração outros caminhos da sua vida”.
A exposição estará patente ao público até 30 de junho.
Nascido em Braga em 1951, Vítor Machado estava a iniciar a sua carreira docente quando foi chamado para a guerra colonial em Angola. Trabalhou em várias Escolas, mas grande parte do seu tempo foi passado na Escola Secundária Carlos Amarante, em Braga, e na Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde.
ovilaverdense@gmail.com