Homem condenado a 22 anos de prisão por assassinar a mulher

Um homem de 56 anos foi hoje condenado a 22 anos de prisão, pelo Tribunal Judicial de Leiria, por homicídio da mulher, em maio de 2024, no concelho de Porto de Mós.

O juízes condenaram o arguido, ainda, a pagar 30 mil euros pela perceção da morte, 100 mil euros pelo dano morte e 70 mil euros pelo dano moral aos dois filhos, ambos maiores de idade.

O homem, em prisão preventiva, também irá indemnizar a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra em 74.106,17 euros e a ULS da Região de Leiria em 105,31 euros.

O crime ocorreu em maio de 2024, quando a mulher do arguido lhe comunicou que queria separar-se. No dia seguinte, 25 de maio, o homem, em anexo de residência, atingiu a mulher na cabeça, várias vezes, com uma maceta de ferro. Quando esta se tentou defender, ele atingiu-a em diferentes partes do corpo.

Quando a mulher caiu ao chão, o homem continuou com as pancadas, em número não apurado, mas não inferior a doze.

Depois de estar certo da morte da mulher, o detido telefonou para o 112, pedindo a polícia, dizendo que tinha matado a mulher, de forma percetível e audível.

Com uma faca, de seguida, atingiu-se a si mesmo com cortes no pescoço.

Embora o Ministério Público tenha acusado o arguido de agir com ciúmes, uma vez que a relação dos dois estaria distante, o tribunal não o deu como provado.

O homem disse, em tribunal, que não se lembrava de matar a mulher e acusou-a de o atacar primeiro. Confirmou ter ligado ao 112, mas negou ter-se cortado.

Na leitura do acórdão, a presidente do tribunal coletivo disse que o homem «é livre de dizer o que entender e trazer as versões mais irrealistas» para destacar que «a versão que o senhor trouxe é aquilo que se costuma dizer ‘não tem pés nem cabeça’».

«Essa versão não convenceu de longe o tribunal, não convence ninguém», apontou a juíza, destacando que o homem se esqueceu da chamada do 112, que foi ouvida três vezes na audiência.

A magistrada judicial apontou que, o homem, «além de estragar a sua vida (…), deixou dois jovens que são os seus filhos» e que «têm consciência do que se passou».

«Realmente, trazer versões dessas perante um tribunal, é fazer de nós todos mentecaptos. O que o senhor disse é impossível», continuou. «Os seus filhos podiam merecer um pouco mais de consideração», concluiu.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais