Vai ter lugar no próximo domingo, 11 de maio, o I Concurso de Maios, organizado pela Junta de Freguesia da Vila de Prado.
As instalações da biblioteca de Prado vão acolher a iniciativa, entre as 14h00 e as 17h00.
O concurso será dividido em três categorias: Flores Naturais (frescas), Flores Secas e Outros Materiais/Colagens.
Os critérios de avaliação terão em conta a originalidade e criatividade, a estética e harmonia, as cores e as formas e os materiais utilizados.
Os três Maios com melhor classificação em cada categoria irão receber prémios monetários:
1º Prémio – 75,00 euros
2º Prémio – 50,00 euros
3º Prémio – 25,00€ euros
O júri é composto por três elementos, sendo um da Junta de Freguesia, outro do Município de Vila Verde e o pároco.
Adicionalmente, será atribuído um prémio, no valor de 75,00€, ao melhor trabalho, independentemente da categoria, a atribuir pelo público presente em votação secreta.
Haverá, também, uma lembrança para todos os participantes.
Poderão participar todas as pessoas, em grupo ou em nome individual, estabelecimentos de ensino sediados na Freguesia da Vila de Prado, estabelecimentos comerciais, empresas, associações locais e instituições sem fins lucrativos, mesmo as não sediadas na freguesia, desde que aí exerçam a sua atividade.
Cada participante ou grupo pode concorrer com o número de trabalhos que pretender.
A decisão do Júri e a avaliação do público serão tomadas e comunicadas no dia do concurso, entre as 15h00 e as 16h00, no decorrer da exposição.
A programação do dia inclui, ainda, um lanche.
Os trabalhos poderão ser entregues nos dias 10 e 11 de maio, na Biblioteca Comendador Sousa Lima, entre as 14h00 e as 15h00.
«A Junta de Freguesia da Vila de Prado convida todos os pessoas interessadas a participar, expondo ali as suas ideias e as suas habilidades para este tema», escreve, em comunicado.
O objetivo do concurso é «recuperar uma antiga tradição com grande valor para a população e cultura populares, sensibilizar a comunidade para esta tradição cultural e promover a manifestação artística e criativa individual e colectiva são os três principais objetivos da iniciativa», completa.
ovilaverdense@gmail.com