BRAGA

BRAGA -

Theatro Circo acolhe “Oz ou a Estrada?”, uma reinvenção queer do conto clássico

O Theatro Circo recebe “Oz ou a Estrada?” no dia 30 de maio, pelas 21h30, uma criação original de Rafaela Jacinto e Roberto Terra, que propõe uma releitura de “O Maravilhoso Feiticeiro de Oz”, de L. Frank Baum. 

Destinado a um público escolar e adolescente, este espetáculo transporta a célebre viagem de Dorothy e seus companheiros para o território fértil da autodescoberta, da aceitação e da identidade queer.

A partir do universo simbólico e da herança cultural do filme de 1939, tido como referência marcante na comunidade LGBTQIA+, “Oz ou Estrada?” parte da expressão histórica “amigos de Dorothy” para recentrar a narrativa em personagens que representam a diversidade contemporânea.

Interpretado por artistas queer, Dorothy, Espantalhe, Leãx e Pessoa de Lata caminham pelo mágico mundo de Oz enfrentando desafios simbólicos que refletem os obstáculos e pressões da adolescência.

«Neste percurso, em que o Feiticeiro, as bruxas e as figuras de autoridade surgem apenas como sombras, vozes ou projeções, os corpos jovens assumem o protagonismo absoluto, numa celebração da pluralidade de vivências e de percursos», explica o Theatro Circo, em comunicado.

Ainda, «a invisibilidade das figuras adultas potencia o foco na juventude e nas suas vozes, criando uma metáfora cénica poderosa para a busca da autonomia e do poder pessoal», acrescenta.

A dramaturgia desenvolve-se com o apoio pedagógico de Diogo Gomes, psicólogo queer com vasta experiência junto da Associação Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo – ILGA, garantindo um olhar informado e responsável sobre as questões da adolescência LGBTQIA+.

A equipa artística, composta por criadores de várias regiões do país e de contextos diversos, incorpora essa mesma pluralidade que o espetáculo celebra.

Os bilhetes, disponíveis a 9 euros (4,5 euros com Cartão Quadrilátero), podem ser comprados na bilheteira do Theatro Circo, locais habituais e online.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE