BRAGA

BRAGA -

Gnration acolhe exposição ‘Somos Todos Capitães’ 

O gnration abre portas, nas duas últimas quintas-feiras do mês, para apresentar “Aqueles que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)” e “Bom Povo Português”, exibições inseridas dentro da exposição “Somos Todos Capitães — 50 anos em Liberdade”.

A exposição , em colaboração com o Lucky Star – Cineclube de Braga, cria uma programação paralela que promove um conjunto de exibições cinematográficas para celebrar a revolução de 25 de abril de 1974. 

Os filmes serão passados nos próximos dias 22 e 29 de maio, e serão apresentados pela realizadora Marianela Valverde e pelo realizador Rui Simões, respetivamente. A entrada é livre. 

“Aqueles que Ficaram (Em Toda a Parte Todo o Mundo Tem)” será primeiro filme em exibição. Realizado em 2024, esta obra de 90 minutos é da autoria de Marianela Valverde e Humberto Candeias. Este documentário é composto por 28 testemunhos de familiares de resistentes que enfrentaram privações.

Na última quinta-feira do mês, chega ao gnration “Bom Povo Português”. A obra de Rui Simões remonta a 1980, recorrendo a material de arquivo de diversas fontes visuais e sonoras, este documento apresenta o cenário de agitação social e política durante o PREC – Período Revolucionário em Curso, de 25 de abril de 1974 até 25 de 1975. Este retrata a passagem de um regime fascista para a democracia através da utopia de um processo revolucionário em que o povo foi protagonista. 

“Somos Todos Capitães — 50 anos em Liberdade” é um projeto expositivo de arte contemporânea que se debruça sobre os 50 anos da Revolução dos Cravos. 

O 25 de abril é assinalado através de diversas peças, de autores nacionais e internacionais, que estarão patentes até 30 de junho, em simultâneo, no Regimento de Cavalaria N.6, Museu Nogueira da Silva e Fórum Arte Braga.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE