A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) assinalou, esta quarta-feira, os Dias Mundiais da Água e da Árvore, antecipando-se assim às comemorações de ambos os dias, (Dia da Árvore é amanhã, 21 de Março, e Dia da Água, sexta-feira, dia 22). Os alunos participaram por isso numa acção de plantação de um castanheiro e a uma palestra sobre a Água. Esta iniciativa foi promovida pelo Grupo Eco-Escolas.
Adelino Silva, Técnico superior da Câmara Municipal de Vila Verde e participante activo em várias actividades ambientais da EPATV, foi o palestrante convidado para abordar o tema da Água, começando por sublinhar que «o nosso estilo de vida exige muito do planeta Terra, a nossa casa, em matérias-primas que consumimos – que são finitas – como o petróleo, o gás e a água”.
«Por isso, o Planeta não chega para todos nós, tendo em conta os nossos estilos de vida e em especial a água», referiu.
«ÁGUA DE BOA QUALIDADE»
Sobre a água que os vilaverdenses consomem, Adelino Silva garantiu que é de «boa qualidade» na sua cobertura de quase cem por cento, e é, na sua maioria, colhida no rio Homem, justificando assim a importância de cuidar e proteger a bacia deste rio.
O técnico advertiu ainda para a importância do consumo de água da rede municipal, evitando desta forma o consumo de água engarrafada.
PLANTAÇÃO DE UM CASTANHEIRO
Após a palestra, os alunos foram convidados a participar na plantação de um castanheiro, uma árvore autóctone, na zona verde que rodeia a EPATV, sinalizando a relevância do Dia da Árvore.