Aumenta número de execuções por distribuição e visualização de conteúdos estrangeiros na Coreia do Norte

As Nações Unidas publicaram um relatório no qual revelam que a pena de morte está a ser cada vez mais usada contra cidadãos norte-coreanos, especialmente aqueles que são apanhados a consumir fontes de informação estrangeiras como filmes e programas de televisão. Uma outra condenação frequente na Coreia do Norte é a utilização de trabalhos forçados em campos prisionais.

O gabinete das Nações Unidas para os Direitos Humanos explicou que, com o advento da tecnologia, a Coreia do Norte restringe cada vez mais todos os aspetos das vidas dos norte-coreanos. Volker Turk, Alto-comissário das Nações Unidas, revelou que não existe outro país no mundo com tantas e tão pesadas restrições, fazendo uso da mesma tecnologia que não querem que os cidadãos tenham acesso.

relatório das Nações Unidas teve como base entrevistas realizadas a mais de 300 pessoas que conseguiram fugir da Coreia do Norte e que descreveram o ambiente vivido no país.

Uma das novas e mais populares leis impostas por Pyongyang é de 2015 e pode aplicar a pena de morte a quem for apanhado a ver e a partilhar conteúdos de meios de comunicação estrangeiros, entre eles filmes e programas de televisão, numa clara tentativa de restringir acesso à informação.

TESTEMUNHOS

Alguns dos entrevistados explicaram que desde 2020 (altura em que começou a pandemia de covid-19) as execuções por distribuição de conteúdo estrangeiros aumentaram e normalmente decorrem em público, com brigadas a empunhar armas e atirar sobre os condenados. Uma maneira de aumentar os níveis de medo na população.

À BBC, uma das raparigas que fugiu em 2023, explicou que pelo menos três amigos foram executados depois de terem sido apanhados na posse de conteúdo sul-coreano. Kang Gyuri esteve no julgamento de um dos amigos: “ele foi julgado juntamente com traficantes de droga. Estes crimes agora são tratados da mesma maneira”.

Desde a chegada de Kim Jong Un, em 2011, que os norte-coreanos tinham a expectativas de ver a qualidade de vida melhorar no país mas até hoje, as promessas feitas pelo líder norte-coreano não foram cumpridas e as poucas liberdades existentes deixarão de fazer parte do quotidiano.

Muitos dos entrevistados relembraram a aposta no programa de armas da Coreia do Norte e explicaram que poder comer três refeições num só dia era um luxo. Outros afirmaram que desde o início da pandemia que houve falta de comida no país com muita gente a morrer de fome.

“Nos primeiros dias de Kim Jong Un, tivemos alguma esperança, mas não durou muito. O governo bloqueou gradualmente as pessoas de conseguirem viver de forma independente e apenas o simples ato de viver tornou-se num tormento diário”, relatou outra fugitiva aos investigadores do relatório.

CAMPOS PRISIONAIS

O relatório das Nações Unidas aponta também para mais casos de trabalhos forçados, com muitas pessoas a serem recrutadas para trabalhos fisicamente exigentes na construção civil e em trabalhos mineiros. Trabalhos perigosos que frequentemente redundam em mortes. E em vez de criar melhores condições de segurança, o regime de Kim Jong Un glorifica as mortes dos trabalhadores como um sacrifício necessário.

O relatório chega mesmo a dizer que nos últimos anos o regime tem recrutado crianças e jovens que vivem nas ruas.

E ainda é possível perceber que continuam a existir campos prisionais para presos políticos. Em 2014 tinham sido descobertos vários destes campos, onde as pessoas entram e desaparecem. Em 2025, o relatório apontou que pelo menos quatro destes locais ainda permanecem abertos.

As Nações Unidas pedem nova ação da comunidade internacional e espera que o Governo norte-coreano termine com os campos de presos políticos, a pena de morte e que ensine aos seus cidadãos a importância dos direitos humanos.

“Implementar estes passos daria às pessoas alguma esperança e mostraria que um caminho para um futuro com mais liberdade e igualdade em direitos é possível”, declarou Turk.

“As centenas de entrevistas conduzidas durante a realização deste relatório mostram uma vontade clara e um desejo muito forte de mudança, especialmente entre as pessoas mais novas”, concluiu.

[email protected]

Legenda: Jang Song Thaek, tio de Kim Jong-un, foi executado sem qualquer processo legal

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais