Alerta: Protestos pró-Palestina interrompem Volta à Espanha. João Almeida faz história com segundo lugar

Milhares de pessoas com bandeiras e outros símbolos da Palestina invadiram as ruas de Madrid por onde deveria passar o circuito final da Volta à Espanha. A organização decidiu anular a corrida a pouco mais de 60 km da derradeira meta e a cerimónia do pódio está em dúvida.

Apesar de tudo, o ciclista português da UAE Team Emirates – XRG, João Almeida, fechou este domingo a sua participação na Volta a Espanha com um segundo lugar na classificação geral assegurando mais uma página de história para o ciclismo nacional [é o segundo português a acabar esta prova no pódio], numa prova vencida por Jonas Vingegaard.

Trata-se do segundo pódio em grandes voltas por parte de João Almeida depois do terceiro lugar alcançado na Volta a Itália, em 2023.

Somente João Almeida e Joaquim Agostinho conseguiram alcançar pódios, por Portugal, nas chamadas três grandes voltas do ciclismo (Itália, França, e Espanha).

Joaquim Agostinho alcançou três pódios em grandes voltas. Dois na Volta a Espanha, em 1971 e 1975, com um terceiro e segundo lugar, e um pódio na Volta a França, em 1978, com um terceiro lugar.

João Almeida já tinha feito história para o ciclismo português, em 2024, ao ser o primeiro português a conseguir fechar no Top 5, na classificação geral, todas as três grandes voltas. O melhor resultado na Volta a Itália foi em 2023 com um terceiro lugar, na Volta a França teve como melhor resultado um quarto lugar (2024), e na Volta a Espanha tinha sido um quatro lugar (2022).

CLASSIFICAÇÃO

A classificação geral da edição de 2025 da Volta a Espanha foi vencida por Jonas Vingegaard (Team Visma – Lease a Bike), seguido por João Almeida e Thomas Pidcock (Q 36.5 Pro Cycling Teams).

A classificação da Montanha foi vencida por Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG), a classificação por pontos foi vencida por Mads Pedersen (Lidl – Trek), e a classificação da Juventude foi vencida por Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech).

A classificação coletiva foi vencida pela UAE Team Emirates – XRG). João Almeida juntou ao pódio na classificação geral uma vitória em etapa (13ª etapa na ligação entre Cabezón de la Sal e L’Angliru) e também a vitória no contra-relógio coletivo (5ª etapa que percorreu Figueres).

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais