A candidatura independente à União das Freguesias do Vade, liderada por José Luís Araújo Marques, quer articular com a câmara municipal a construção de um complexo de piscinas municipais no Vade. De entre um conjunto de medidas que integram o programa eleitoral, o movimento destaca a necessidade avançar no apoio à natalidade e na criação de uma creche, com incentivos ao consumo no comércio local.
«Apresentamos um programa abrangente que procura responder às principais necessidades dos habitantes de Atães, Codeceda, Covas, Penascais e Valões», destaca a candidatura ‘Vade em Mudança – VEM’, que iniciou a sua campanha ‘porta-à-porta’.
Com o lema “O Vade é de todos. Vamos cuidar dele juntos!”, o movimento propõe um conjunto de medidas nas áreas de juventude, desporto, educação, ação social, ambiente, economia e cidadania.
Além das apostas já mencionadas, José Luís Marques e a sua equipa propõem-se avançar com um serviço de entrega de medicação ao domicílio para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, em parceria com farmácias locais. Compromete-se ainda com a melhoria das condições do Jardim de Infância e promoção de formação profissional pós-laboral para jovens e adultos, a par da dinamização do turismo histórico, rural e arqueológico, com limpeza e manutenção de antigos caminhos e criação de trilhos pedestres.
O programa destaca também a criação de um polo para comércio e indústria e apoio técnico aos agricultores através de formações práticas. Foca ainda a necessidade da instalação de contentores de lixo subterrâneos, reforço da iluminação pública e saneamento básico em todas as freguesias, novas estradas para casas e campos agrícolas, repavimentação de estradas, rails de proteção em estradas perigosas.
E conclui com a medida “Escutar o Vade”, «com visitas periódicas do presidente e representantes às localidades para recolher contributos da população».
Segundo a candidatura, o objetivo passa por «melhorar a qualidade de vida em todas as freguesias do Vade, com trabalho sério, compromisso e paixão pela terra».










