O mau tempo dos últimos dias provocou uma derrocada parcial do edifício que servirá para a futura residência universitária de Santa Luzia, em Guimarães, anunciaram esta segunda-feira a Universidade do Minho e a Câmara de Guimarães num comunicado conjunto.
“Devido ao efeito das condições climatéricas severas que assolaram a região e o país na madrugada de 16 para 17 de novembro, registou-se uma derrocada parcial do edifício que servirá para a futura residência universitária de Santa Luzia, em Guimarães”, refere o comunicado.
Segundo o texto, “a derrocada ocorreu no interior do edifício, mas houve uma pedra de alvenaria de granito que caiu na rua adjacente, não causando danos humanos nem materiais”.
“Neste sentido, com a intervenção da Proteção Civil e da Policia Municipal de Guimarães, procedeu-se ao corte da rua ao trânsito por forma a salvaguardar as necessárias condições de segurança”, acrescenta.
Neste momento, a Proteção Civil, em colaboração estreita com a Universidade do Minho, encontra-se a efetuar as diligências necessárias para repor a normalidade, designadamente garantir as condições de segurança da utilização do arruamento e proceder ao reforço estrutural das fachadas afetadas.
“Envidaremos todas os esforços no sentido de retomar quanto antes os trabalhos de reabilitação deste equipamento fundamental para a UMinho e o município de Guimarães”, conclui o comunicado.



