ChatGPT é ferramenta de IA mais usada em Portugal

A ferramenta de inteligência artificial (IA) mais usada em Portugal é o ChatGPT, seguida do Copilot, segundo o estudo “IA – Impacto e Futuro 2025” coordenado pela Magma, em parceria com a CIP e apoio da DSPA.

“A ferramenta mais utilizada “é o ChatGPT (87,5%), seguida do Copilot (37,6%)”, refere o estudo que teve como objetivo perceber qual é o verdadeiro estado de adoção da inteligência artificial em Portugal este ano.

O modelo de IA da Google, o Gemini, é usado por 29,1%, enquanto o Perplexity é utilizado por 13,6%.

A maioria dos inquiridos (72,8%) usa as versões gratuitas e 19% ambas. As pagas são usadas por 8,2%, de acordo com os dados.

Segundo o documento, “nas empresas, os profissionais com maior utilização trabalham em áreas/departamentos de tecnologia e inovação (29,5%), apoio e suporte (27,8%) e marketing & comunicação (24,8%)”.

Outra das conclusões é que a larga maioria (94,8%) dos profissionais já usam IA: com 73,1% a fazê-lo “pelo menos semanalmente” e quase metade (48,2%) diariamente.

Quase dois terços (64,6%) não fez formação relacionada com a IA generativa nos últimos 12 meses.

Dos 35,4% que fizeram formação com IA generativa, de acordo com a investigação, 35,8% “fizeram uma formação menor do que três horas; destes, 86,3% uma formação de ‘introdução à IA'”, lê-se no documento.

Nos profissionais, “as principais finalidades da utilização de IA são criação de conteúdo (50,4%), investigação/estudo (43,5%), ideação e ‘brainstorming’ (42,6%)”.

Já nos estudantes, os principais objetivos de uso da inteligência artificial são maioritariamente investigação/estudo (64%), automatização de tarefas (42,8%) e ideação e ‘brainstorming’ (40,7%).

Outra das conclusões do estudo é que o uso da IA permite poupar tempo e concentrar em tarefas “mais criativas ou complexas”, “iniciar novas tarefas profissionais” e “realizar mais tarefas do mesmo tipo”.

Além do contexto profissional, a IA é utilizada para apoio à investigação e estudo, organização pessoal e pesquisa e leitura de notícias ou artigos.

Segundo o estudo, “39,9% dos profissionais diz que a empresa permite usar IA com diretrizes específicas e 36,9% diz que a empresa permite usar IA sem restrições”.

Menos de um terço (30,3%) dos profissionais “acredita que a sua organização está a adotar suficientemente a IA generativa de forma estruturada e estratégica” e 5,3% “tem um elevado nível de preocupação em relação à possibilidade de a IA substituir o seu trabalho”.

O estudo concluiu ainda que 64,7% dos profissionais afirma “ter pouca ou nenhuma preocupação em relação à possibilidade de a IA substituir o seu trabalho” e 28,8% não sabe em que áreas da sua organização a IA generativa já está a ser usada.

O estudo “IA – Impacto e Futuro” é uma investigação coordenada pela Magma Studio, em parceria com a CIP e a DSPA – Data Science Portuguese Association, e recolheu a opinião de 2.762 pessoas, ‘online’, entre junho e outubro deste ano.

Relativamente à amostra, 60,3% dos inquiridos são profissionais de empresas e/ou profissionais liberais e 39,7% são alunos universitários.

[email protected]

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais